Procedimentos e exames
Veja todos os serviços que você pode realizar diretamente conosco.
Faça o seu agendamento através do telefone: 62 3239-6600
Acompanhamento Pré e
Pós-transplante
de Medula Óssea
Transplante de medula óssea é uma modalidade terapêutica que utiliza as células-tronco hematopoiéticas obtidas a partir da medula óssea, sangue periférico ou sangue de cordão umbilical, para a recuperação da medula óssea após a quimioterapia em altas doses. O transplante pode ser autólogo (células do próprio paciente) ou alogênico (células de um doador compatível).
Indicado no tratamento de doenças hematológicas malignas (linfoma, mieloma, leucemia, síndrome mielodisplásica) e não malignas (aplasia medular, hemoglobinopatias), doenças imunológicas (imunodeficiências adquiridas e hereditárias, Lúpus Eritematoso Sistêmico) é mais uma opção terapêutica, além do tratamento convencional.
A equipe médica da Honcord é pioneira neste tratamento no estado de Goiás tendo realizado desde 1998, no Hospital Araújo Jorge, mais de 800 transplantes.
A Honcord conta com uma equipe capacitada e credenciada pelo Ministério da Saúde, disponibilizando um adequado atendimento pré e pós transplante.
Congelamento de Células-tronco
Um dos grandes avanços da medicina moderna é, sem dúvida, o tratamento feito a partir de células-tronco hematopoiéticas, aquelas capazes de originar células sanguíneas. As células-tronco hematopoéticas são normalmente encontradas no cordão umbilical, medula óssea, sangue periférico.
Quando comparado com a medula óssea, o sangue do cordão umbilical apresenta algumas vantagens, como a facilidade de coleta, tempo prolongado de armazenamento, uma menor indução da doença do enxerto contra o hospedeiro, disponibilidade imediata das células.
Como é feita a coleta e o congelamento?
A coleta é realizada logo após o parto, seja ele normal ou cesárea, através da punção do cordão umbilical e placenta. Todo o processo é realizado em pouco mais de 10 minutos, sem riscos para a mãe e o bebê.
Após a coleta, o sangue do cordão umbilical é enviado para o laboratório da Honcord, onde as células-tronco são separadas, quantificadas e armazenadas a - 196º C.
Exames do sangue da mãe e do cordão umbilical , além do teste de viabilidade, garantem a qualidade do material coletado.
Para monitoramento do armazenamento são realizados, por amostragem e anualmente, novos testes de viabilidade que serão enviados na data de aniversário de seu filho.
Como é o processo de Criopreservação?
A Honcord conta com um sistema de armazenamento e distribuição de nitrogênio líquido baseado nas técnicas mais avançadas e utilizadas.
Para manter a integridade do material armazenado possuímos:
Monitoramento contínuo via internet e por telefone dos equipamentos da cadeia do frio (tanques de nitrogênio a -196°C e freezer a -80°C);
Preenchimento de nitrogênio automatizado do tanque de armazenamento;
Tanque de armazenamento reserva com capacidade para 3 mil litros de nitrogênio;
Segurança no-break dos equipamentos elétricos;
Gerador de energia com autonomia de 20 horas.
Biópsias
A biópsia é uma etapa fundamental no tratamento de neoplasias ósseas e de partes moles, indispensável para o diagnóstico definitivo e para a identificação do padrão histológico do tumor. Somente após o resultado da biópsia é que se pode indicar o tratamento adequado.
Algumas biópsias realizadas:
Biópsia endoscópica alta (esôfago, estômago, duodeno) ou baixa (reto, sigmoide, cólon);
Biópsia da tireoide;
Biópsia percutânea de fragmento mamário com agulha core biopsy orientada por USG;
Biópsia do colo uterino;
Biópsia de pele e tecido celulares subcutâneos;
Biópsia de gânglios;
Biópsia de mucosa oral, laringe e faringe;
Biópsia prostática e de vesículas seminais;
Biópsia endoscópica da bexiga;
Biópsia endoscópica uretral;
Biópsia de pulmão e brônquios por aspiração por agulha;
Biópsia hepática, pancreática, renal por agulha dirigida por imagem.
Broncoscopia
A broncoscopia é uma ferramenta essencial, estabelecida e continuamente em expansão na
medicina respiratória. É um exame que auxilia na investigação e diagnóstico de doenças das vias
aéreas inferiores e permite visualizar as estruturas para realização de procedimentos diagnósticos e
terapêuticos, podendo ser realizando em crianças e adultos.
O procedimento é realizado sob
sedação ou anestesia geral com monitoramento contínuo tendo duração de cerca de 30 a
40 minutos.
Auxilia no diagnóstico de diferentes doenças da laringe, traqueia e brônquios, através de coleta de
biópsias ou exame citológico. Também pode ser utilizada para tratamento minimamente invasivo de
doenças que causam obstrução das vias respiratórias e retirada de corpo estranho.
Algumas broncoscopias realizadas:
Broncoscopia com biopsia transbrônquica;
Broncoscopia com ou sem aspirado;
Broncoscopia com lavado brônquico bilateral;
Broncoscopia com retirada de corpo estranho.
Nossos aparelhos endoscópicos contam com a Tecnologia NBI - Narrow Band Imaging, que realça o tecido analisado, tornando o exame mais rápido e assertivo para a identificação do ponto com alteração e assim realizar a biópsia.
Endoscopia digestiva alta - EDA
A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por captar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera. A realização desse exame é uma prerrogativa médica, porém demanda atenção e atuação da enfermagem em todos os momentos.
Como é realizada:
É preciso fazer uma dieta na véspera, conforme as recomendações do médico mantendo um jejum de 8 a 12 horas. O estômago deve estar completamente vazio para que seja possível ter visão completa dos órgãos. A endoscopia digestiva alta (EDA) é realizada com sedativos intravenosos, pois o procedimento pode causar náuseas e gerar vômitos. O tempo de sedação dura somente até o exame ser concluído.
O procedimento é seguro e é colocado um protetor de boca (bocal) para evitar que o endoscópio seja mordido.
A todo o momento a oxigenação e a frequência cardíaca do paciente são monitoradas. São captadas imagens, que são transmitidas em tempo real para um monitor. Muitas lesões podem ser tratadas ou removidas na hora, sem ser necessário algum procedimento cirúrgico futuro.
O procedimento tem uma durabilidade de aproximadamente 20 a 30 minutos.
Quando são encontradas áreas com anormalidades, é realizada uma biópsia, através de instrumentos que são colocados no endoscópio. A biópsia consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno.
Algumas EDAs realizadas:
Endoscopia digestiva alta esofagogastroduodenoscopia;
Endoscopia digestiva alta com biópsia e/ ou citologia.
Nossos aparelhos endoscópicos contam com a Tecnologia NBI - Narrow Band Imaging, que realça o tecido analisado, tornando o exame mais rápido e assertivo para a identificação do ponto com alteração e assim realizar a biópsia.
Colonoscopia
A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado, em uma área que corresponde ao reto, ao cólon e ao íleo terminal. O procedimento serve para encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações no órgão, sendo atualmente um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto.
Como realiza:
O exame só é realizado depois de um minucioso preparo (limpeza) do cólon, que inclui uso de laxantes, dieta e grande ingestão de água. A eficácia do preparo intestinal é um fator crítico relacionado à segurança, precisão diagnóstica, qualidade, dificuldade e velocidade do exame. Caso o paciente faz uso de marca-passo cardíaco deverá orientar ao médico e a equipe de enfermagem antes do início do procedimento.
O exame é realizado por meio da introdução de um longo aparelho flexível colonoscópio com uma câmera na ponta, através do ânus que passa pelo reto e chega até o intestino. Geralmente, esse exame não provoca dores e é realizado em ambulatório, sem necessidade de internação, porém recomenda um período de observação no local. O grau de sedação é decidido de acordo com o nível de ansiedade do paciente, da sua capacidade de colaborar durante o exame e das condições do seu estado clínico. Ele dura de 20 a 30 minutos, aproximadamente.
Alguns pequenos pólipos ou lesões intestinais, quando presentes nas camadas superficiais do tubo digestivo, podem ser removidos ou tratados durante a própria colonoscopia.
Alguns tipos de colonoscopia realizadas
Colonoscopia com biópsia e/ ou citologia.
Nossos aparelhos endoscópicos contam com a Tecnologia NBI - Narrow Band Imaging, que realça o tecido analisado, tornando o exame mais rápido e assertivo para a identificação do ponto com alteração e assim realizar a biópsia.
Doppler
A ferramenta Doppler associada à ultrassonografia fornece informações em tempo real sobre a arquitetura vascular e os aspectos hemodinâmicos dos vasos em diversos órgãos. Sempre é indicado para detectar tromboses, diagnosticar e avaliar varizes, identificação de aneurismas ou dilatações nos vasos sanguíneos, estreitamentos ou oclusões de veias e artérias, medir o fluxo sanguíneo da mãe para o feto, por meio da placenta durante a gravidez e dentre outros.
A detecção da arquitetura vascular, com determinação de padrão de fluxo sanguíneo, além da observação da direção e velocidade do sangue, permite guiar biópsias de tecidos de forma mais segura, evitando grandes vasos ou áreas de intensa vascularização. A técnica ainda auxilia na caracterização de massas tumorais e fornece informações sobre a hemodinâmica de diversos órgãos vitais.
Como realiza:
O exame de ultrassom com doppler é simples e indolor, necessitando apenas permanecer deitado na maca enquanto o médico realiza o exame. Não costuma ser necessário jejum, exceto nos exames realizados na região abdominal, como doppler de aorta ou artérias renais. Assim, o doppler é realizado através de um aparelho capaz de emitir ondas sonoras, que atingem o tecido e retornam como um eco, que é convertido em imagens. As imagens são criadas quando o transdutor é pressionado contra a pele e movido ao longo do braço ou da perna.
O transdutor envia ondas sonoras através de sua pele e outros tecidos do corpo para os vasos sanguíneos. As ondas sonoras ecoam nos vasos sanguíneos e enviam as informações para um computador para serem processadas e gravadas. O computador irá produzir gráficos ou imagens que mostram o fluxo do sangue através das artérias e veias. O transdutor será movido para diferentes áreas para comparação. Você pode ouvir um som quando o fluxo sanguíneo é detectado.
Alguns tipos de doppler realizados
Doppler colorido de aorta e ilíaca;
Doppler colorido de aorta e arteriais renais;
Doppler colorido de órgão ou estruturas isoladas;
Doppler colorido de um vaso;
Doppler colorido de dois vasos;
Doppler colorido de vasos viscerais – arterial e venoso;
Doppler colorido arterial de membros inferiores – unilateral;
Doppler colorido arterial de membros superiores – unilateral;
Doppler colorido venoso de membro inferior – unilateral;
Doppler colorido venoso de membro superior – unilateral;
Doppler colorido de vasos cervicais arteriais bilateral – carótidas e vertebrais.
Ultrassonografia - USG
A ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de alta frequência, que quando batem em órgãos e tecidos produzem ecos. Esses ecos são convertidos em imagens, em tempo real, de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo, que podem ser observados na tela do computador.
O ultrassom é utilizado principalmente em diagnósticos para acompanhamento de doenças, além de ser usado em alguns procedimentos cirúrgicos especializados.
Como realiza:
Normalmente, não é necessária nenhuma preparação; no entanto, isso dependerá da área a ser estudada. Entretanto, o paciente receberá instruções sobre qualquer preparo necessário ao exame. Para ultrassom de mama, tireóide, articulações, bolsa escrotal, glândulas salivares, olhos, tórax, transcraniana, doppler colorido de carótidas, membros inferiores e obstétrico (após primeiro trimestre), não é necessário preparação prévia.
Com o paciente deitado numa maca, o médico colocará um gel sobre a pele onde o transdutor será manipulado. Esse gel lubrifica a pele e ajuda a conduzir as ondas sonoras. O gel é frio e escorregadio. Se uma sonda for usada, será coberta com gel e colocada no interior de algum orifício do corpo. Isso pode causar pressão e desconforto.
Durante o exame, o radiologista move o transdutor enquanto o pressiona firmemente contra a pele. A duração depende do tipo de exame e da possível dificuldade em detectar quaisquer alterações nos órgãos em estudo.
Alguns tipos de colonoscopia realizadas
USG de abdomem superior – fígado, vias biliares, pâncreas e baço;
USG total de abdomem inferior – rins, retro, peritônio e bexiga;
USG do aparelho urinário;
USG de tireoide;
USG de manas - bilateral;
USG de órgãos e estruturas superficiais – escroto, pênis, músculos, tendão crânio cervical, glândulas salivares, cervical ou axilas;
USG de próstata – via abdominal;
USG de próstata – transretal com biopsia;
USG pélvica transvaginal
Cirurgia de Mohs
A Cirurgia Micrográfica de Mohs é uma técnica altamente eficaz e especializada para remover os principais tipos de tumores da pele. Trata-se de um procedimento cirúrgico meticuloso, para o tratamento do câncer da pele ou mucosas.
A cirurgia micrográfica de Mohs pode ser considerada a técnica mais refinada, precisa e efetiva para o tratamento dos tipos mais frequentes de câncer da pele. Por meio dela é possível identificar e remover todo o tumor, preservando o máximo de pele sã em torno da lesão. O procedimento consiste na retirada do câncer da pele, por etapas e com o exame de cada uma delas ao microscópio, até que se obtenha todas margens livres, ou seja, até a remoção completa do tumor (o nível de precisão e acerto pode chegar a 99%).
Citoscopia
A cistoscopia é um exame para o diagnóstico da patologia vesical (da bexiga), incluindo o cancro da bexiga, inflamação ou cálculos (litíase), entre outras.
Colposcopia
A colposcopia é um exame ginecológico extremamente importante para avaliar o trato genital inferior feminino: a vulva, a vagina e o colo de útero.
Espirometria
A espirometria é um exame do sistema respiratório, não invasivo e indolor, que dura cerca de meia hora, realizado para avaliar se existe alguma anormalidade na ventilação pulmonar, triando e quantificando a presença de doenças pulmonares restritivas e obstrutivas.
Histeroscopia
O exame de Histeroscopia permite a visualização interna do útero através de um instrumento chamado histeroscópio, que é introduzido pela vagina e colo do útero. O aparelho possui uma câmera acoplada que filma e transmite as imagens em tempo real para um monitor de TV.
O exame de Histeroscopia é geralmente solicitado após um ultrassom da pelve e não tem idade para ser realizado.
Rinofaringoscopia
A rinofaringoscopia ou nasofibroscopia é um exame que identifica alterações na cavidade nasal, tais como, desvio do septo nasal, hipertrofia de cornetos inferiores, hipertrofia de adenoide, sinusite e tumores.