O que preciso saber antes de doar sangue?

Doar sangue é uma das ações mais nobres de qualquer ser humano. Segundo o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.


A doação de sangue é um procedimento bastante simples para o doador, mas que representa muito para quem recebe, podendo prologar sua vida com mais qualidade.


Mesmo que doar sangue seja um procedimento tranquilo e totalmente seguro quando realizado em uma clínica devidamente especializada, é fundamental compreender os pré-requisitos para doar sangue.


Para esclarecer as maiores dúvidas sobre doação de sangue, principalmente no que diz respeito aos pré-requisitos de realizar esse ato solidário, conversamos com a biomédica responsável pelo Banco de Sangue da Honcord, Camila Hamú Valsecchi (CRBM/GO 2141), que nos orientou sobre o que precisamos saber antes de doar sangue.



De quanto em quanto tempo é possível doar sangue?


O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.


Por isso, é importante ficar atento às datas e doar sangue sempre que estiver em boas condições, atendendo a todos os pré-requisitos listados.


Por que é importante doar sangue?


O sangue é um tecido que não existe substituto. Até existem alguns produtos sintéticos que podem retardar a transfusão sanguínea, mas nada é capaz de substituir o sangue.


Com apenas uma doação pode-se ajudar até 4 pessoas. O sangue é responsável pelo transporte de várias substâncias pelo organismo, como proteínas, fatores de coagulação e oxigênio.


Por isso, a falta de sangue pode causar dores, fraqueza e complicações das mais variadas possíveis.


Quando você doa sangue, pode ajudar um paciente a se recuperar de uma intervenção médica complexa ou mesmo contribuir para o sucesso de um tratamento oncológico, por exemplo.


O que preciso saber antes de doar sangue?


Quando falamos sobre os pré-requisitos básicos que o doador deve se atentar antes de doar sangue, destacamos, principalmente:


  • comparecer ao banco de sangue portando documento oficial com foto;

  • pesar mais de 50 kg;

  • estar devidamente alimentado;

  • ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas;

  • ter entre 18 e 69 anos;

  • contabilizar mais de 7 dias que se vacinou contra a covid-19.


Além disso, vale ressaltar que pessoas com idade entre 60 e 69 anos só estarão aptas a doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.


Assim sendo, caso esteja alinhado com as principais orientações, procure um banco de sangue de confiança para realizar a doação.


Quem está apto a doar sangue e quais perfis estão contraindicados?


Qualquer pessoa em bom estado de saúde e que tenha entre 18 a 69 anos está apta a doar sangue.

Já os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, ou seja, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizarem.


Nesses casos, nós enviamos a declaração pelo whatsapp para o doador trazer no dia da doação.


Além disso, caso a pessoa já tenha tido alguma doença que possa ser transmissível pelo sangue, como hepatite ou HIV, por exemplo, a doação também está contra indicada.


Também existem alguns impedimentos temporários como gripe, gestação, uso de alguns medicamentos, tatuagem ou ainda outras questões específicas.


No entanto, em toda doação é realizada uma entrevista para garantir a segurança do doador e do receptor.


Lembre-se sempre de que um banco de sangue seguro deve obrigatoriamente tirar todas as suas dúvidas de maneira paciente e empática.


Para doar sangue é preciso estar em jejum?


Não é necessário o jejum para doar sangue. Muito pelo contrário, é essencial que o doador esteja alimentado e bem hidratado no dia da doação.


Caso tenha realizado alimentação gordurosa ou feito uma grande refeição como o almoço, por exemplo, deve-se ainda aguardar 3 horas para realizar a doação.


Isso porque a gordura proveniente dos alimentos fica presente no sangue e pode prejudicar a realização dos exames e, em alguns casos, interferir até mesmo no aproveitamento da bolsa.


 

Se esse artigo foi útil para você, ajude a expandir essa corrente do bem: compartilhe com aqueles que também precisam descobrir informações confiáveis sobre a doação de sangue!


72 visualizações0 comentário